Entre quebra- cabeça e chocolates: um registro da aula de hoje.

 



                                           Foto do grupo montando o quebra-cabeça.



                                 

                         Foto do desenho original acima e o quebra-cabeça montado abaixo.
                                          


Na aula de hoje tivemos uma dinâmica muito interessante no início sobre o Framework do PBL 9, em que a dinâmica do quebra cabeça foi muito interessante e dialogando com o trabalho em grupo para a construção do framework e para a montagem do quebra cabeça com a participação de todos os colegas. Eu particularmente gosto muito de quebra-cabeça pois brinco muito com minha filha de 7 anos e acredito que por ser montado de forma compartilhada fortalece o trabalho em grupo provocando uma aprendizagem colaborativa . 

Outro momento interessante foi a dinâmica de ver nesse framework o que não tinha no nosso do grupo e percebemos que o eixo de sequência da atividade e no eixo de avaliação o feedback não tinham no nosso framework. Outro eixo importante que o professor citou em sala foi o eixo político de cada região, IES que refletem no design de atividades didáticas.

Após as discussões em grupo e em sala sobre o PBL 9 iniciamos o PBL 10 com mais desafios de conceitos e de atividades finais esperadas, retornando o formato anterior de entrega de atividade de forma individual. A divisão para os grupos do PBL de hoje também foi interessante com o uso da tecnologia do QR code para saber em qual grupo estaríamos, além do chocolate suíço que ganhamos....que por sinal adorei...e que realmente já tem uma relação com o tema do PBL 10: Ludicidade, tecnologia e ensino.

A realização das discussões em grupos faz com que eu aprenda cada dia mais e hoje pela primeira vez com a colega Amanda, ouvi muitos relatos de uso de tecnologia simples para o aprendizado em contextos escolares bem distintos, reforçando o que o professor falou hoje de que ao usar uma tecnologia em sala de aula, muitas vezes basta apenas observar o que eles já usam e incorporar essa tecnologia dentro do planejamento da sua aula. Esta situação corrobora com os autores do PBL 9 que relatam a importância da investigação do contexto dos estudantes para que ai o professor com sua intencionalidade pedagógica, construa os objetivos de aprendizagem, selecione as tecnologias, para a construção do seu planejamento de aula .

Finalizo a segunda feira com a sensação de mais um dia de muitos aprendizados, dever cumprido e de novos desafios vivenciados na construção das atividades com uso das tecnologias. Aproveito para ratificar que as leituras estão mais intensas e interessantes e a mensagem  é: Sigamos em frente!!


Foto do grupo de discussão do PBL 10.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula inicial da disciplina de Tecnologias digitais do ensino.

Autoavaliação do meio do percurso

Dispositivos digitais no ensino-aprendizagem: criação de um vídeo.