Entre quebra- cabeça e chocolates: um registro da aula de hoje.
Foto do grupo montando o quebra-cabeça.

Foto do desenho original acima e o quebra-cabeça montado abaixo.
Na aula de hoje tivemos uma dinâmica muito interessante no início sobre o Framework do PBL 9, em que a dinâmica do quebra cabeça foi muito interessante e dialogando com o trabalho em grupo para a construção do framework e para a montagem do quebra cabeça com a participação de todos os colegas. Eu particularmente gosto muito de quebra-cabeça pois brinco muito com minha filha de 7 anos e acredito que por ser montado de forma compartilhada fortalece o trabalho em grupo provocando uma aprendizagem colaborativa .
Outro momento interessante foi a dinâmica de ver nesse framework o que não tinha no nosso do grupo e percebemos que o eixo de sequência da atividade e no eixo de avaliação o feedback não tinham no nosso framework. Outro eixo importante que o professor citou em sala foi o eixo político de cada região, IES que refletem no design de atividades didáticas.
Após as discussões em grupo e em sala sobre o PBL 9 iniciamos o PBL 10 com mais desafios de conceitos e de atividades finais esperadas, retornando o formato anterior de entrega de atividade de forma individual. A divisão para os grupos do PBL de hoje também foi interessante com o uso da tecnologia do QR code para saber em qual grupo estaríamos, além do chocolate suíço que ganhamos....que por sinal adorei...e que realmente já tem uma relação com o tema do PBL 10: Ludicidade, tecnologia e ensino.
A realização das discussões em grupos faz com que eu aprenda cada dia mais e hoje pela primeira vez com a colega Amanda, ouvi muitos relatos de uso de tecnologia simples para o aprendizado em contextos escolares bem distintos, reforçando o que o professor falou hoje de que ao usar uma tecnologia em sala de aula, muitas vezes basta apenas observar o que eles já usam e incorporar essa tecnologia dentro do planejamento da sua aula. Esta situação corrobora com os autores do PBL 9 que relatam a importância da investigação do contexto dos estudantes para que ai o professor com sua intencionalidade pedagógica, construa os objetivos de aprendizagem, selecione as tecnologias, para a construção do seu planejamento de aula .
Finalizo a segunda feira com a sensação de mais um dia de muitos aprendizados, dever cumprido e de novos desafios vivenciados na construção das atividades com uso das tecnologias. Aproveito para ratificar que as leituras estão mais intensas e interessantes e a mensagem é: Sigamos em frente!!


Comentários
Postar um comentário